sábado, 23 de julho de 2011

O Mundo de Andy

Título Original: Man on the Moon
Ano: 1999
Produção: EUA
Idioma: Inglês
Direção: Milos Forman
Elenco: Jim Carrey, Danny DeVito, Courtney Love, Gerry Becker, Paul Giamatti
Duração: 118 minutos

Adoro filmes que encaixam dentro deles os dois melhores gêneros: comédia e drama. Quando é uma história real então, no caso, uma biografia, é melhor ainda. Andy Kaufman foi o "comediante" que mais aprontou nos EUA. E falando de Estados Unidos, sabemos que não foi qualquer aprontadazinha. O cara era insano, realmente fora de órbita. Mas ao mesmo tempo um gênio!


Não tenho muito pra resumir do filme. Você pode pesquisar na internet sobre Kaufman e encontrar coisas fabulosas. O filme conta a história dele e da sua curta carreira como ator e comediante. Desde criança, ele queria ser envolvido no Show Business. Quando adulto, ele passa a se apresentar em espetáculos de improvisações até que o produtor George Shapiro o nota e o contrata. Então, vemos Andy ganhar fama na televisão com o seriado Taxi. Após essa fama, o filme começa a se arrastar por uma doideira de luta livre e fica até meio chato. Andy então contrai um raro tipo de câncer que o leva à morte. O final é surpreendente. Um dos melhores finais de filme que já vi. Não vou contar ^^

Você pode dizer: "Aahh é isso?!", mas só vendo mesmo o filme pra compreender, chorar de rir e se emocionar também. Os destaques do filme:

A esquete do Supermouse é a coisa mais engraçada que já vi em toda a minha vida. FATO! Confira:


Sem falar que se você procurar vídeos do Andy Kaufman fazendo, vai ver que o Jim Carey ainda consegue ser melhor hahaha

O filme vai deixando a gente louco com as loucuras dele. Você não ri por ser engraçado, porque não tem! Você ri por ser completamente insano e absurdo. Mas a partir do descobrimento da doença dele, o filme dá uma virada muito boa. Nada clichê e meloso não, mas muito bem feito. A gente se emociona ao ver o arrependimento dele, ao ver ele se transformando no que ele sempre quis ser na verdade. "The biggest star in the world!"
Muitos não conhecem o Andy por sua curta carreira, mas precisam saber que ele é influência pra todos os comediantes do mundo. Só com isso ele não precisa mais ser o maior astro do mundo.

Ao descobrir que ele não tem sáida, ele resolve fazer um último bem à todos: Lota o Carneggie Hall com um espetáculo de realmente, fazer-nos voltar a ser criança e leva todos pra tomar leite com biscoitos em ônibus amarelos de transporte escolar! Sem comentários.

A cena do seu velório é maravilhosa. Inovando como sempre, mesmo naquela época, ele faz algo que todos desejamos mas não temos coragem: Filma um vídeo-depoimento agradecendo à todos e se despedindo e pede pra passar no velório!

Recomendo o filme à todos. Todos, realmente. Tipo: "Você tem que ver esse filme!" hahaha!


Algumas curiosidades desse filme:
  • Danny DeVito atuou no seriado Taxi junto com Andy Kaufman
  • O produtor, George Shapiro, e o amigo Bob Zmuda produziram o filme
  • George Shapiro faz uma ponta no filme. Ele é o dono do bar onde Andy se apresentava.
  • Jim Carrey brigou pra representar o ídolo. Enviou inclusive uma fita com sua audição para a Universal
R.I.P
Andy Kaufman
★ 1949 † 1984

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário