segunda-feira, 11 de julho de 2011

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Título Original:  Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Ano: 2004
Produção: EUA / Reino Unido
Idioma: Inglês
Direção: Alfonso Cuaron
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Gary Oldman, Maggie Smith, Alan Rickman, David Thewlis
Duração: 142 min


   Quando Chris Columbus saiu do cargo de diretor dos filmes de Harry Potter, mesmo ainda não entendendo tão bem de cinema, eu já percebi que seria algo muito bom para a franquia, pois na minha opinião ele construiu todo universo de Harry Potter tudo um pouco..... limpinho e certinho demais. Eu nunca tinha imaginado Hogwarts tão arrumada, acho que isso é uma coisa que você percebe ao ler os livros.... o mundo bruxo não é tão assim,  esse seria o mundo trouxa – essa é uma das principais diferenças que a JK faz nos livros, os trouxas serem sempre organizados e limpos, e os bruxos serem algo mais....  caótico.

   E nesse sentido o filme de Alfonso Cúaron cumpre seu papel perfeitamente, em todos os sentidos: direção de arte, direção de atores, efeitos e fotografia, e também claro, no tom da história. Nesse sentido também, creio que até nos livros o Prisioneiro de Azkaban foi quando a história começou a ficar mais densa e se aprofundar mais – e nada mais justo que houvesse uma mudança de ares na direção.
   O filme é um divisor de opiniões, muitos não gostam por considerarem que o filme tem liberdades “criativas” demais, e outros gostam bastante por todas essas mudanças que ocorreram. Eu fico no time dos que gostam – o filme é o meu preferido até o sétimo – parte 1. E ai entramos no velho problema na discussão de filmes adaptados: o filme é bom ou não. O que eu sempre digo é que ninguém nunca falou que os filmes seria adaptações “literais”, mas como Harry Potter é um assunto tão.... “sagrado”, que todos já supõem e esperam que o filme será perfeito.  Eu confesso que já fui assim, de reclamar de tudo. “AHHH mas a varinha do Hagrid NÃO É ROSA, QUE ABSURDO!!”. Hoje eu já talvez... tenha amadurecido mais as ideias, e lido mais sobre adaptação, e consigo perceber que não se pode operar milagres quando se trata de adaptar um livro, ainda mais uma série de livros.
   Voltando ao filme (melhor parar de discutir sobre adaptações, eu sempre me excedo falando disso xD). Embora eu não concorde com algumas coisas que o Cúaron fez no filme, como algumas insinuações sem sentido, que ele simplesmente decidiu e resolveu fazer assim, acho que é um dos melhores filmes de Harry Potter. O filme funciona muito bem, é sombrio nas horas certas, tem os seus alívios cômicos nos momentos adequados, suspense quando é preciso, e ótimas atuações, principalmente Gary Oldman e Michael Gambon, que me desculpem fãs do Richard Harris, mas esse sim é um Dumbledore condizente com o do livro. Claro que, sempre lembrando, não tem como o filme ser tão completo como o livro na questão de informações e complexidade da história, não adianta chiar, sempre vai faltar algo, sempre vão faltar informações, a não ser que o filme tenha 6 horas. Se nem Senhor dos Anéis conseguiu fazer isso, nenhum outro consegue. Digo, pelo menos em questão de livros de fantasia, que sempre são cheio de informações.
Enfim, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é a evolução que a saga de Harry Potter precisava no cinema, quase como um amadurecimento, assim como os personagens e a história estavam amadurecendo aos poucos, nada mais justo que todo o filme amadurecesse junto. Libere sua mente, e assista um dos filmes mais divertidos e interessantes da saga.

PS: E sem contar que acho que nesse filme é que o Harry está com o cabelo mais perfeito ever. Exatamente assim que eu imaginava xD



Nome do Autor

Sobre o autor

Thaissa Resek
Futura cineasta, Geek, Pottermaníaca, Superhero lover, Fangirl
Perfil Completo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário