domingo, 10 de julho de 2011

Harry Potter e a Câmara Secreta


Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Ano: 2002
Produção: EUA / Reino Unido
Idioma: Inglês
Direção: Chris Columbus
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Richard Harris, Kenneth Branagh, Maggie Smith, Alan Rickman
Duração: 161 min

Lembro como se fosse hoje: Todo mundo no cinema. Dia 22/11/02. Harry Potter e a Câmara Secreta, o que na época era pra mim, o livro que eu menos gostava, acabou se tornando o melhor filme de toda franquia. (Em termos de fidelidade ao livro).

Uma coisa que me incomoda muito na franquia do HP, é a mudança constante de diretor e por consequência a mudança de visão das coisas. Lendo os livros, a gente sente uma certa evolução nos personagens, a gente cresce junto com o Harry ( No meu caso foi bem isso... já que quando comecei a ler eu tinha 11 anos...) Já nos filmes, eu sinto que tudo fica meio perdido: as vezes me sinto como se tivesse assistindo filmes aleatórios com os mesmos personagens. Câmara Secreta não é assim. Claro. Continua com o diretor do primeiro filme: Chris Columbus. Muita gente acha que ele tinha a mente fechada e blá blá blá. Sinceramente? Não tenho como reclamar disso. Mesmo sendo o 3, meu filme preferido e sendo totalmente “libertador”, os 2 primeiros filmes são os mais fieis, sem dúvida. O que me irrita em filmes não fiéis, é que parece que o diretor quer imprimir sua marca no filme, daí inventa milhões de coisas que não existiam no livro e acaba não representando bem as coisas que estão no livro e que são fundamentais. Quer inventar? Ok. Desde que dê conta de apresentar pro público o básico... Não querendo levar esse assunto adiante... (podia ficar parágrafos aqui falando mal do 4º e 5º filmes) Vamos ao filme.

Acho que o que faz Câmara ser o melhor filme, é sua riqueza nos detalhes. Personagens muito bem feitos como: Dobby, Aragogue, o Basilisco, as Mandrágoras, o Salgueiro Lutador, Fawkes, a fênix. O cenário da Câmara, é o melhor cenário que eu já vi em todos os filmes da franquia. Além da química dos personagens... (Sim! Dos personagens.) Os filmes 4 e 5 são tão batidos, que a gente não sente um entrosamento entre o trio e o mundo mágico... É tudo urgente, parece que eles não tem tempo pra respirar. Já em câmara não! Câmara é um filme que também diverte, com Gilderoy Lockhart e sua incompetência... A gente conhece A Toca, a casa dos Weasley, cheia de artefatos mágicos (Inclusive o velho e conhecido relógio que não mostra as horas)... Gina toda derretida por Harry... O berrador... A poção polissuco que resulta com Hermione se tornando uma gata... E quem é que não lembra do Rony praticamente chorando de medo das Aranhas? “Não podiam ser borboletas?” Agora vai comparar isso com o humor do filme 5: ”PUDIM!” ¬¬.

A única coisa que eu queria ter visto muito no filme, era o aniversário de morte do Nick-quase-sem-cabeça, mas, não é uma coisa que faz falta no final das contas. Infelizmente esse é o último filme em que o Richard Harris (Dumbledore) participa... O outro Dumbledore pra mim soa artificial e distante... Enfim. Não me cabe aqui contar a história do filme. Se você ainda não assistiu o 2, e ainda tem que ver o 1, não se assuste nem desanime com certa infantilidade do 1, afinal, são personagens em evolução, e a evolução fica óbvia no segundo filme. Além disso, o mundo mágico de JK Rowling se mostra muito mais ambicioso nesse segundo filme. Aí vai o trailer... Bom filme!


Nome do Autor

Sobre o autor

Bernardo Rangel
Músico, Escritor, Bloguero do Na Garupa do Porco, Compositor, Ex-ator, Ateu, Viciado em livros e séries de TV. Perfil Completo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário