quarta-feira, 26 de outubro de 2011

The Rocky Horror Picture Show

Título Original: The Rocky Horror Picture Show
Ano: 1975
Produção: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Diretor: Jim Sharman
Músicas: Richard O'Brien
Elenco: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick
Duração: 100 minutos

O musical é um gênero complexo.  Por não se filiar a nenhum outro gênero ele pode transitar por todos e facilmente perder a mão. Seja na apresentação dos personagens, seja pelo fato das músicas tomarem todo o filme tornando o desenvolvimento da trama cansativo permeado pelos números de canto e dança que acabam por ofuscar os atores.


Mas quando se acerta em um musical, ele é fadado a virar ícone tal qual “Amor, Sublime Amor”, “Chicago”, “Cinderela em Paris”, “Gigi”. O que torna um musical atraente? Quais as características que ele precisa ter para que fique interessante? Não existe uma formula mágica, uma receita de bolo para isso. O que se tem são tentativas erros e, quando dá certo, ótimo.

No caso de Rocky Horror o que se tem é uma mistura de gêneros dentro do musical. Toda a estética dos filmes B dos anos 70, comédia de costumes, ficção científica. Permeado sempre por muito bom humor e personagens caricatos. Mas esse é o charme do filme.

Brad e Janet acabaram de ficar noivos e estão indo contar a notícia pessoalmente ao mentor e amigo deles Dr Scott em outra cidade. No caminho o carro quebre e eles buscam abrigo no castelo de Frank’n’Furter um cientista travesti que está em vias de construir o homem perfeito para o seu bel prazer. No castelo os tipos mais esquisitos possíveis esperam por eles.

O filme se torna primoroso justamente pelo fato de aceitar por completo a sua condição de B. brincar com o gênero e suas situações clichês (a mocinha assustada, o mordomo sinistro). Então quando a parte musical entra tudo se torna ainda mais cativante. Todas as músicas são originais logo sempre adicionam ao roteiro e cada novo susto de Susan Sarandon as coisas ficam cada vez mais divertidas.

Mesmo com todas as suas qualidades o filme não foi um sucesso quando foi lançado.  Teve que enfrentar muito preconceito em bilheterias por se usar de temas tão controversos (até mesmo para hoje em dia) sem medo de expo-los. Acabou por se tornar clássico muitos anos depois com  bastante insistência por parte da Fox.

The Rocky Horror Picture Show se tornou clássico nas suas sessões de meia noite. Bom se a música de abertura já profetizava isso quem somos nós para descordar?




Nome do Autor

Sobre o autor

Pedro Wajsfeld
Filósofo, Geek e Cinéfilo. Perfil Completo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário