quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Melancolia

Título Original: Melancholia
Ano: 2011
Produção: Dinamarca, Suiça, França, Alemanha
Idioma: Inglês
Diretor: Lars Von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlote Gainsbourg, Kiefer Sutherland
Duração: 136 minutos


Depois de 136 minutos altamente incomodos sentando na cadeira do cinema uma conclusão não pode deixar de ser notada. Lars Von Trier é o diretor que mais coloca o dedo na ferida e deixa lá. Não se preocupa com o que você sente ou deixa de sentir. Isso não importa. O importante aqui é incomodar. E nesse propósito Melancolia (Melancholia, 2011) é genial.




Na história dividida em duas partes (marca de Von Trier) acompanhamos duas irmãs reagindo de maneiras completamente opostas a destruição iminente do Planeta Terra pelo planeta Melancholia que estava escondido atrás do Sol.

Feel the power of the Dark Side!
Assim que a historia começa vamos acompanhando Justine (Kirsten Dunst) durante a recepção do seu casamento com Michael (Alexander Skarsgård) e é dada a impressão de que este é o momento mais feliz das suas vidas. Com o desenrolar desse primeiro ato verdades são desconstruídas para que possamos assistir ao espetáculo da destruição completa no segundo ato, olhando pelos olhos pessimistas de Claire (Charlote Gainsbourg) o fim.



O planeta em rota de colisão com a Terra nada mais é do que um paralelo para o que se passa a vida dessas duas irmãs. E obviamente o nome do planeta não é em vão. Desde o primeiro momento em que a melancolia toma conta do filme sabemos que o fim iminente é a morte. Não importa como ela vai chegar, do que ou de quem será. Ela dita tudo.

Quanto a questões mais técnicas do filme Von Trier continua mostrando que sabe o que faz. Os closes nos rostos em seus desesperos, os cortes rápidos da câmera, o quase surrealismo de algumas situações.

Melancolia não é daqueles filmes que buscam uma grande lição de moral no final e procura culpados para alguma coisa. Esse é o tipo de filme que faz com que o espectador não fique passivo perante o que está acontecendo na tela e sim sinta aquilo que está acontecendo.

 

Nome do Autor

Sobre o autor

Pedro Wajsfeld
Filósofo, Geek e Cinéfilo. Perfil Completo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário