segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dogville


Título Original: Dogville
Ano: 2003
Produção: Vários Países
Idioma: Inglês
Direção: Lars Von Trier
Elenco: Nicole Kidman, Paul Bettany, Lauren Bacall
Duração: 178 min

Pra começar a postagem quero deixar bem claro: Odeio filme “cult”. Esses filmes de diretores renomados que não fazem sucesso de bilheteria e faz parte do cinema ‘arte” sabe quais? Então, não suporto. Acontece que quando eu fazia teatro, tive que assistir vários. Desses vários, só um prestou: Dogville.


A primeira coisa que qualquer um vai lembrar de comentar depois de ter assistido o filme, não é da interpretação da Nicole Kidman (puxo o saco dela mesmo) e sim, o cenário. O cenário? Como assim? São paisagens incareditáveis feitas no computador? Locais muito bem trabalhados? Não. É um chão preto e os lugares delimitados com giz. Como se fosse uma planta do lugar. Poucos artefatos preenchem os espaços, como cadeiras e alguns móveis.

E porque eu acho Dogville genial? Aí está a parte catarse dessa postagem. O filme vem como quem não quer nada, o tema e a direção nos faz sentir uma grande influencia de Brecht , pelo seu teor moral etc ... Ele constrói pouco a pouco uma critica, e no final arrebata nossas mentes. Eu pelo menos acabei o filme com o seguinte pensamento:  “oO Caralho. É a mais pura verdade. A humanidade é assim mesmo”

Gosto de filmes que não têm medo de retratar o podre da sociedade, não me refiro à pobreza etc..., mas sim o podre do ser humano. Filmes com mensagem de esperança são realmente muito bons, pra alma, mas um filme desses é bom pra mente.

Não acho que preciso dizer mais nada, não me cabe contar a história do filme. Acho que de todos cults que eu me fiz assistir e consegui ir até o final, Dogville é o melhor, sem dúvidas.
Trailer:



Nome do Autor

Sobre o autor

Bernardo Rangel
Músico, Escritor, Bloguero do Na Garupa do Porco, Compositor, Ex-ator, Ateu, Viciado em livros e séries de TV. Perfil Completo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário