segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma

Título Original: Star Wars Episode I: The Phanton Manace
Ano: 1999
Produção: EUA
Idioma: Inglês
Diretor: George Lucas
Elenco: Liam Neeson, Ewan McGreggor, Natalie Portman, Samuel L. Jackson
Duração: 136 minutos

Me considero nerd. Pelo menos gosto de pensar desse jeito. É um mundo muito mais relacionado com um panteão de cultura do que qualquer outro. O "mundo nerd" é relacionado com cultura pop e tudo que ela abrange desde pintura até cinema. É extremamente divertido, vasto e relacionado com o mundo ocidental contemporâneo.

Toda essa relevância leva o panteão nerd a criar ícones que perduram através de gerações. Em 1977 George Lucas criou a saga que viria a ser lembrada por todos e se tornar o maior exponencial desse panteão (que será melhor abordado nos próximos posts). Ele começava a saga da Aliança Rebelde contra o Império Galático. Era o início de Star Wars.

Então, em 1999 Lucas volta a futucar no seu universo de siths e jedis, mas, agora, para contar a história de como um jovem escravo de Tatooine viria a se tornar o mais temido da galáxia muito muito distante.

Entre seus erros e acertos, o Episódio I segue contando como a ameaça dos Lords Sith retorna. Obviamente a evolução visual se faz presente em cada cena do filme. Desde a fuga de Qui-Gon, Obi-Wan e Jar Jar Binks na floresta de Naboo à cidade submersa dos Gongans, um delirio visual que perdura os 136 minutos da fita. Mas o mais interessante aqui é ver como grandes personagens eram em seus dias mais jovens. É muito estranho num primeiro momento ver Obi-Wan Kenobi como um mero padawan ávido por terminar o seu treinamento e se tornar um Cavaleiro Jedi. E quem poderia pensar que Darth Vader um dia foi um menino loirinho e fofinho que não oferecia perigo a ninguém.

O filme se mostra muito pouco preocupado em apresentar aqueles personagens afinal estamos falando aqui de Star Wars e todo aquele universo já é conhecido a todos. E ai reside o problema de Episódio I: roteiro. Algumas situações parecem simplesmente forçadas demais e difíceis de comprar como verdadeiras. Em sua estrutura parece tudo muito mecânico e falta um tanto de vivacidade as situações encontradas pelos personagens.

Mesmo não sendo o melhor da franquia, Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma consegue ser muito bem sucedido em sua empreitada de contar a origem de personagens celebres da cultura pop que perduram na imaginação de muitas toda uma geração e além.

PS.: Falem o que quiser eu simplesmente amo o Jar Jar Binks. E tenho dito.



Nome do Autor

Sobre o autor

Pedro Wajsfeld
Filósofo, Geek e Cinéfilo. Perfil Completo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário