sábado, 20 de agosto de 2011

Religulous - O Ridículo das Religiões

Título Original: Religulous
Ano: 2008
Produção: Eua
Idioma: Inglês
Direção: Larry Charles
Elenco: Bill Maher
Duração: 101 min

Não costumo ser muito fã de documentários. Mas, o assunto me interessa bastante. Pra mim, como um bom ateu, serviu como um bom filme de comédia. O filme em momento algum ofende nenhuma crença, ele só levanta as questões mais pertinentes. Se você tem curiosidade sobre o assunto da religião, assista.




Por ser um documentário, logicamente, o filme faz várias entrevistas com pessoas importantes nesse meio. E.. é cada pérola que surge... O melhor é a cara de nada dos entrevistados... "o que eu respondo depois disso?".Vou transcrever aqui algumas partes... Numa entrevista com um Senador:

- Veja, este é o meu problema. Digo, você é um senador. É uma das poucas pessoas que
de fato governam este país, me preocupa o fato de que as pessoas que governam o meu país acreditem numa serpente falante.

O SENADOR RESPONDE: Mas não é preciso fazer teste de QI para ser Senador.
 
Continuando... Uma comparação...

Escrito em 1280 AC, o livro egípicio dos mortos, descreve um deus, Hórus , filho do deus Osiris, nascido de uma mãe virgem; Ele foi batizado num rio por Anup, o Batizador, que depois foi decaptado, e como Jesus, Hórus foi tentado quando sozinho no deserto. Curou os doentes, cegos, exorcizou demônios, caminhou sobre a Água. Ressuscitou “Asar” dos mortos. (Asar se traduz Lázaro). Teve 12 dicípulos! Hórus foi crucificado e depois de três dias, duas mulheres anunciaram: Hórus ,o Salvador da Humanidade Ressuscitou.

Alguém notou alguma semelhança? Tem outras também ó:

Krishna, que era da Índia, 1.000 anos antes de Cristo. Krishna foi um carpinteiro,
nascido de uma virgem, batizado num rio.

Há o deus persa Mithra, 600 anos antes de Cristo. Nascido em 25 de dezembro, realizou milagres, ressuscitou no 3º dia, conhecido por Inocente, Caminho,
Verdade, Luz, Salvador, Messias.

O filme aborda também os Mórmons. A coisa vai tão além do absurdo, que acho que até mesmo as pessoas mais cristãs, iriam rir. Coisas como:

Deus vive num planeta perto da estrela de Kolob
A pele escura é uma maldição de Deus, mas se for íntegra o bastante, uma pessoa de pele escura pode se tornar de pele clara
A cafeína é diabólica”
Roupas íntimas mágicas podem proteger.


E assim o filme vai. Fala de Judeus, Muçulmanos... Tem uma parte da Igreja da Maconha,. que é Hilária! É um bom documentário. Sei que tem pessoas que podem não estar abertas aos tipos de questionamentos que são levantados. Mas há de convir, que são questionamentos fundamentados.

Trailer:


“O CRISTIANISMO É O MAIS PERVERSO SISTEMA QUE JÁ TIVEMOS” THOMAS JEFFERSON.

Nome do Autor

Sobre o autor

Bernardo Rangel
Músico, Escritor, Bloguero do Na Garupa do Porco, Compositor, Ex-ator, Ateu, Viciado em livros e séries de TV. Perfil Completo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário