Título Original: The Help
Ano: 2011
Produção: EUA
Idioma: Inglês
Diretor: Tate Taylor
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain
Duração: 146 minutos
Todos conhecem a história. Estamos no Mississipi dos anos 1960, com as tensões das lutas pelos direitos dos negros e a situação está cada vez mais inquieta para a minoria negra americana. Topo de bilheterias durante semanas o filme colheu elogios e prêmios.
Histórias Cruzadas não é tímido em nenhum momento. Desde seu início já temos consciência do que vem a seguir. A narração em off de Viola Davis dá ao filme um tom. Ora engraçado, ora triste, o filme tem um balanço perfeito criando uma atmosfera convidativa a todos e qualquer um pode acompanhar a vida de todas aquelas mulheres. O pano de fundo político/social do filme é conhecido por todos então o diretor e roteirista Tate Taylor toma uma direção diferente. Sabiamente ele opta por focar nos dramas dessas mulheres, na força que essas mulheres do sul possuem. Com essas características o cinema que Taylor faz aqui lembra muito o cinema de Pedro Almodóvar. Homens não são importantes para a trama, eles vem e vão e não se sente falta deles.

Seguindo um vies mais simples do que estamos acostumados nesses últimos tempos de oscar Histórias Cruzadas é o feel great movie do ano. O balanço entre a comédia e o drama, os personagens carismáticos, as ótimas atuações e o pano de fundo social sem em momento algum ser um filme panfletário fazem dele um dos melhores do ano e candidato a clássico contemporâneo.

Melhor Filme, Melhor Atriz (Viola Davis), Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer e Jessica Chastain)


Sobre o autor
Pedro Wajsfeld
Filósofo, Geek e Cinéfilo.
Perfil Completo
