quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulain 
Ano: 2001 
Produção: França
Idioma: Francês
Direção:  Jean-Pierre Jeunet
Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz
Duração: 122 minutos

Eu demorei muito pra ver esse filme. Não que ele seja ruim, pelo contrário... Minha professora de francês vivia usando cenas avulsas do filme nas aulas, e eu sempre esquecia de pegar pra ver inteiro. Talvez por estar acostumado a assistir filmes em inglês.. por mais que eu prefira o francês... Eu fui adiando. Um dia, finalmente reservei um tempo pra assistir e fiquei me perguntando: Porque eu demorei tanto?

Amelie tem aquele “Quê” de filme cult + cool que nos faz assistir desde o inicio com um sorriso de orelha à orelha. Me arrisco dizer que todos os filmes que tentaram ser “cools” depois de amelie poulain, sempre caíram um pouco na cópia. O filme não pretensão alguma de ser cool, ele apenas é tão simples, mas tão simples que o faz ser genial.Acho dificil alguém assistir o filme e não se apaixonar por Amelie. É como assistir um filme com a Zooey Dechannel e não se apaixonar por ela.

O fabuloso destino de Amelie Poulain começa por nos introduzir a personagem principal, desde a sua infância. (A minha primeira reação foi de querer fazer uma carinha no queixo e filmar que nem um retardado. Sim, eu fiz isso.) E depois, pula pra fase “adulta”. 

Amelie descobre que a princesa Diana morreu num acidente de carro, isso à deixa tão chocada, que ela deixa seu vidro de perfume cair no chão. Quando ela se agaixa pra pegar o vidro de volta, acaba encontrando um esconderijo, e lá, um brinquedo antigo. Ela decide então procurar o dono desse brinquedo para devolvê-lo... Quando Amelie o encontra,  ele já é adulto, e fica emocionado por reencontrar seu brinquedo de infância. Amelie fica então apaixonada pela sensação de fazer bem pras pessoas que merecem e decide fazer isso pelo resto da sua vida. No meio de sua rotina de ações altruístas, ela acaba “conhecendo” um homem misterioso, que coleciona retratos de pessoas desconhecidas. Não demora muito, Amelie se vê apaixonada.

O filme pode ser considerado uma comédia romantica, talvez, mas acredite quando eu digo, é muito mais que isso. Não adianta realmente, tentar descrever o filme. É uma coisa única, sem comparações. Entra fácil no meu Top 10 de filmes. Assita. E depois... escute a trilha.






 Trailer:


Nome do Autor

Sobre o autor

Bernardo Rangel
Músico, Escritor, Bloguero do Na Garupa do Porco, Compositor, Ex-ator, Ateu, Viciado em livros e séries de TV. Perfil Completo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário